3 Impressos Gráficos que Toda Empresa Precisa Ter!
3 Impressos Gráficos que Toda Empresa Precisa Ter!
19 de março de 2021
Como Criar uma Logomarca em 4 Passos

Como Criar uma Logomarca em 4 Passos

O processo de criação de uma logomarca, ou um logotipo envolve sentimento e não existe uma metodologia correta para explicar pois cada pessoa desenvolve seu instinto de forma diferente. Porém neste post vou te dar dicas de como tornar isso uma tarefa corriqueira e fácil. Mas antes vamos tentar entender, se é que existe, uma diferença entre logotipo e logomarca.

Você encontrará muitos textos e explicações dizendo que logomarca é errado, logotipo não é o certo, etc. Porém desde os tempos onde não existiam os computadores e o processo gráfico era mais rudimentar, para definir os termos usávamos Logotipo como o desenho de uma marca ou uma fonte de letra que representasse o cliente. E logomarca era o conceito em si, o próprio nome da empresa ou cliente por assim dizer.

Levando isso em consideração um exemplo seria “NIKE” o nome junto com o “V” seriam a logomarca, e o “V” seria o logotipo que define a empresa. Óbvio que esse tema gera discussões, porém o intuito aqui é traçar um parâmetro para que possamos seguir a ideia de criação.

Como havia dito la em cima não há uma fórmula secreta para se criar uma logo, depende muito de sua imaginação, porém com o avanço da tecnologia as ferramentas disponíveis hoje em dia auxiliam muito nesse processo.

Hoje em dia com auxílio da internet essa tarefa deixou de ser um bicho de 7 cabeças e vou te dizer como fazer para tornar isso simples.

 

1 – Entenda o Nicho ou Área de Atuação do Cliente

Antes de mais nada você precisa do nome da logomarca do cliente e saber em qual área ele atua. Um Exemplo: “Barbearia Corte Certo”, o nome já demonstra o segmento do cliente, porém se não fosse o caso, perguntar ao cliente todos os detalhes do negócio dele ajudariam.

 

2 – Buscar Informações com a Concorrência

Crie uma pasta no seu computador, entre no google e digite neste caso BARBEARIA LOGO, e selecione a opção IMAGENS. Salve o maximo de imagens de logotipos de concorrentes nessa pasta.

 

3 – Definir as Cores

Alguns nichos/segmentos possuem cores que por padrão são mais utilizadas, uma barbearia por exemplo usaria preto, azul escuro, bordô. Uma lanchonete, vermelho, amarelo. Porém muitas vezes o gosto do cliente tem que ser levado em consideração, mas nada impede que você o oriente neste sentido.

 

4 – Escolher a Ferramenta adequada para Tarefa

O software é a ferramenta que irá facilitar seu trabalho e aumentar a sua produtividade. Você pode usar diversos softwares gratuitos ou pagos. Porém o que eu indico é o Corel Draw, ele é usado pela maioria das gráficas e agências em todo país e agrega muitas facilidades na hora de criar um logotipo ou logomarca.

Você pode colocar todas aquelas imagens que você escolheu previamente em uma mesma tela e ir juntando os pedaços de uma com outras para formar ideias únicas. Você também pode apenas se inspirar nos elementos das outras logos e criar algo inovador mesmo sem ser desenhista. O corel draw é um software simples de se utilizar porém muito poderoso.

Se você ainda não sabe como usar o Corel Draw há diversos vídeos no youtube te dando várias dicas sobre o assunto. Porém se você quer se tornar um verdadeiro profissional no Corel Draw e não tem tempo a perder, deixarei o link do MELHOR curso para Iniciantes no Corel Draw. Clique Aqui!

Com o Corel Draw você pode se tornar um profissional requisitado no mercado ou trabalhar para si mesmo a partir de casa tendo altos ganhos sem muito esforço.

 

————————————–

Essas foram as nossas dicas de hoje, se tiverem dúvidas ou precisarem de ajuda podem nos enviar uma mensagem que serão respondidos com o maior prazer. Estamos aqui para ajudar.

Não deixem de compartilhar esse post!

Um grande Abraço

Gustavo Barros
Designer e SEO
Boa Publicidade

Deixe uma resposta